quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que quer


            Nas grandes cidades os espaços públicos deixam de ser lugares de jogos, trocas e vivência, sendo legados ao regime do mercado e valor imobiliário. E em bairros periféricos isso se mostra evidente. As pessoas se veem fora da possibilidade de serem criadoras e gestoras de seu próprio ambiente.
            O grupo quer trabalhar pela revitalização das relações nos espaços públicos, para que deixem de ser apenas lugar-de-passagem e passem a integrar o dia-a-dia das comunidades. Tornando-se um espaço de ampliação dos conhecimentos, de lazer, produção artística e vida comunitária, garantindo também o direito ao acesso a bens culturais. Criando uma convivência no bairro que provoque a troca de saberes e experiências, e diminuição do atrito e violência.
            A Praça então se apresenta como lugar possível para a elaboração de outra visão da realidade, onde cada um, como parte de um coletivo, será responsável e criador de seu ecossistema.

            As ações serão realizadas inicialmente em 3 praças da região de A.E. Carvalho/Artur Alvim, tendo uma estadia de 2 meses em cada.
O projeto faz um levantamento do histórico e atividades locais. E encontros aos fins de semana nas praças. Desenvolvendo durante os encontros oficinas de Horticultura Urbana, Linguagens artístico-visuais, Criação literária e Construção de jogos com materiais reciclados.
Finalizando todo o processo com um evento na praça, onde terão apresentação e exposição dos materiais das oficinas, pintura nos muros e postes do entorno e projeção de filmes, além de apresentações de artistas locais e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário